Formação Condução Defensiva e Económica

A TRANSFORM desenvolve acções práticas de condução segura, sedo o público-alvo os condutores em geral, incluindo os condutores de veículos pesados de mercadorias e passageiros.



Como objectivo primeiro é encarada a tarefa de dotar os participantes de conhecimentos na vertente Condução Defensiva, levando a que estes sejam aplicados na prática, corrigindo alguns comportamentos desviantes face aos standards da condução defensiva, assim se diminui a probabilidade de o condutor se defrontar com situações de quase acidente ou acidente, consegue-se ainda preparar condutores mais económicos.

Estas ações de formação prática visam ainda preparar condutores para enfrentar situações de perigo eminente ou emergência, com técnicas activas de condução, na perspetiva da evitabilidade do acidente. Isto é conseguido recorrendo a espaço de formação apropriado que retracta o ambiente rodoviário, nas suas mais diversas possibilidades, permitindo que os participantes em algumas horas possam vivenciar situações de perigo eminente, próprias da condução diária, em total segurança. Podem os participantes praticar as técnicas de condução mecanizando procedimentos fundamentais em situações de maior risco ou tensão.

A formação incide nas técnicas de condução defensiva e reactiva, regras da atenção e da observação, recorrendo a estudo de casos de acidente. É ainda abordada a temática “mecanismos de reacção” e “distâncias de segurança”. Tratada a importância dos diversos equipamentos de segurança activa e passiva, os participantes são convidados a descrever um trajecto técnico de maneabilidade, onde são corrigidas algumas posturas e trabalhadas algumas das formas de actuação durante a condução. Os participantes abordam ainda em termos práticos a temática “travagem de emergência”, efectuando diversas travagens em pisos de aderência diminuída e diversos tipos de inclinação, com e sem “ABS”, com e sem desvio de obstáculos (recurso a obstáculos aquáticos, surpresa). Passada esta fase é tratada a importância da estabilidade dos veículos em curva. São abordados os factores que podem colocar em causa a estabilidade e são levados a cabo exercícios que visam mostra a importância das trajectórias e da velocidade durante as curvas, no combate a derrapagens e capotamentos.

Todas as acções de formação assentam o seu desenvolvimento num estudo prévio dos condutores com vista a ir de encontro às suas maiores necessidades.

Acções do Documento