Curso de Formação


Prevenção e Combate a Incêndios



: 75.00
:
08h00


Mais características do curso

:

A formação visa habilitar os formandos com conhecimentos, teóricos e práticos acerca dos princípios fundamentais da prevenção e do combate a incêndios, que podem ser aplicados para a segurança dos utilizadores de qualquer tipo de instalação tanto industrial, como comercial, de serviço ou residencial.

:
Área 862 - Higiene e Segurança no Trabalho

Destinatários

:
:
Profissionais ativos, empregados e desempregados que desempenhem funções relacionadas com o plano de emergência das empresas ou que no exercício das funções tenham necessidade de ter conhecimentos na área de prevenção e combate a incêndios. Esta formação interessará a todos aqueles que pretendam adquirir ou reciclar conhecimentos sobre os procedimentos a cumprir para prevenir ou combater incêndios.
:
O Curso Prevenção e Combate a Incêndios, ao abrigo da legislação em vigor, apresenta os seguintes requisitos: 1. Idade mínima de 18 anos; 2. Escolaridade mínima obrigatória - De acordo com a Lei nº 85/2009 de 27 de agosto. A escolaridade mínima é determinada em função da data de nascimento: a) Até 31 dezembro 1966, 4 anos escolaridade; b) Entre 1 janeiro 1967 e 31 dezembro 1980, 6 anos escolaridade; c) Entre 1 janeiro 1981 e 31 agosto 1997, 9 anos escolaridade; d) A partir de 1 setembro 1997, 12 anos escolaridade.

Delegações

  • Porto (Sede)
  • Alverca

Módulos


Nome Conteúdo
Prevenção e Combate a Incêndios
1. Planos de Emergência: metodologias, meios e equipamentos necessários.
2. Procedimentos em Emergência:
a. Estratégias e Tácticas de Ataque;
b. Organização das Equipas de Intervenção.
3. Tipos de Emergência.
4. Critérios de localização e manutenção de equipamentos de combate, evacuação e primeiros socorros.
5. Equipamentos de proteção individual e respetivas características.
6. O fogo, agentes extintores e métodos de extinção.
7. Entidades e organismos responsáveis pela proteção civil.
Acções do Documento