Slider

PSIFORM

A Transform disponibiliza a Avaliação Psicológica de Condutores, em todos os seus centros de formação, com condições muito vantajosas.
O decreto de Lei 138/2012 de 05 de julho, prevê a obrigatoriedade da realização de uma Avaliação Psicológica aos condutores ou candidatos a licença de condução para alguns grupos de veículos, nomeadamente para o Grupo 2, que inclui veículos das categorias C, C+E, D, D+E, bem como os condutores das categorias B e B+E que exerçam a condução de ambulâncias, veículos de bombeiros, de transporte de doentes, transporte escolar e de automóveis ligeiros de passageiros de aluguer.
A utilização da bateria de testes psicológicos informatizados para o tráfego, é reconhecida pelo IMT, IP e pelos órgãos da Administração Regional de Saúde, em conformidade com o Regulamento de Habilitação Legal para Conduzir.

Serviços de Avaliação Psicológica

Realizamos exames aos seguintes condutores:
• Categoria “B” (ligeiros) – através de Junta Médica
• Categoria “C” (pesados de mercadorias)
• Categoria “D” (pesados de passageiros)
• Equivalência de Carta de condução estrangeira (extra Comunidade Europeia)
• Condutores de Veículos Pesados de Mercadorias Perigosas (ADR)
• Motorista de Táxi (obtenção/  renovação do CAP – Certificado de Aptidão Profissional)
• Condutores de transporte coletivo de crianças (D1)
• Condutores de Veículos Prioritários / Transporte de doentes
• Instrutores e Examinadores de Condução Automóvel

 

O que é a Avaliação Psicológica?
De acordo com o estabelecido no anexo VI do RHLC, o exame psicológico destina-se a avaliar as áreas percetivo-cognitiva, psicomotora e psicossocial, relevantes para o exercício da condução ou suscetíveis de influenciar o seu desempenho.
RHLC é a sigla para “Regulamento de Habilitação Legal para conduzir”. Este regulamento encontra-se anexo ao Decreto-Lei n.º 138/2012 de 5 de Julho.
Relativamente à avaliação da aptidão psicológica, o novo RHLC introduziu novas regras, nomeadamente em matéria de competências para realização da avaliação psicológica dos candidatos a condutor e condutores dos Grupos 1 e 2, estabelecendo que a mesma é realizada por psicólogos no exercício da sua profissão e pelo IMT, I. P., ou por entidade por este designado.

 

Que instrumentos/técnicas de avaliação são utilizados?
Na avaliação psicológica serão utilizados testes construídos especificamente para a avaliação das aptidões e competências em análise e aferidos para a população portuguesa de acordo com as definições operacionais definidas no RHLC anexo ao Decreto-Lei 138/12 para as áreas Percetivo-Cognitiva, Psicomotora e Psicossocial. Nesta última área serão considerados os dados resultantes da observação durante o exame, os dados da entrevista psicológica e os elementos processuais.

 

Validade do Certificado de Avaliação Psicológica?
Finda a avaliação, o psicólogo que a realizou emite o Certificado de Avaliação Psicológica, aprovado para o efeito por despacho do Presidente do Conselho Diretivo do IMTT e do Diretor-Geral da Saúde, e disponibilizado nos sites das respetivas instituições.
O certificado de avaliação psicológica com a menção de “Apto” tem a validade de seis meses contados da data da sua emissão, conforme o referido no n.º 3 do artigo 31.º do RHLC.
O Relatório de Avaliação Psicológica e os resultados da mesma são guardados, pelo psicólogo que a realizou, pelo período de 2 anos.

 

Que documentos necessito para a realização dos exames?
• Fotocópia da carta de condução;
• Fotocópia do Cartão de Cidadão (ou do Bilhete de Identidade e Cartão de Contribuinte).

Valor: 30.00 €, consulta única, relatório imediato.

error: Conteúdo protegido !!