Os trabalhos decorreram durante o dia com a parte da manhã a ser tomada por uma palestra subordinada ao tema “Condução segura e a evitabilidade dos acidentes”. Os participantes ficaram alertados para a importância da mudança de atitudes bem como para a necessidade da correção de alguns comportamentos. Entre os temas abordados destaque merece a responsabilidade dos condutores nos acidentes, as causas fundamentais para os acidentes e as mediadas preventivas. A pro-atividade a condução por antecipação com base numa correta observação do ambiente rodoviário, foram temas tratados.
Após o almoço os participantes tiveram oportunidade de em espaço apropriado (centro de formação de condução avançada), desenvolver alguns exercícios em ambiente simulado. O grupo foi subdividido em 3 pequenos grupos que rodaram por 3 módulos práticos.
– Simulador de capotamento, exercício que permite demonstrar a importância da correta colocação do cinto de segurança, bem como a necessidade de não permitir objetos soltos dentro do habitáculo. Neste exercício eram ainda alertados os participantes para a importância de respeitar os procedimentos corretos na retirada do cinto uma vez colocado o veículo na posição invertida.
– Exercício de controlo de trajetórias e prevenção da sobre viragem. Com recurso a um “skid-car” os participantes puderam perceber o fenómeno da sobre viragem, e as formas de a evitar.
– Exercícios de travagem de emergência em pisos de aderência diminuída com veículos pesados de passageiros. Os participantes puderam travar sempre que surgia um obstáculo aquático percebendo e exercitando a travagem de emergência com ABS.