Comissão Europeia quer implementar salários mínimos para motoristas

A Comissão Europeia (CE) parece estar cada vez mais empenhada no combate ao dumping social nos serviços de cabotagem, estando em cima da mesa a introdução de um salário mínimo para motoristas, uma medida já pensada pelo Secretário dos Transportes francês.

Ao que tudo indica, Violeta Bulc, comissária europeia dos Transportes, deverá anunciar brevemente normas relativas às condições de trabalho no setor dos transportes rodoviários, dando assim continuidade a um projeto de regulação idealizado por Bruxelas.

O objetivo da comissária é que um motorista que fique em determinado Estado-membro ao longo de um período de tempo alargado, ou aí exerça a sua atividade profissional com regularidade, receba o salário mínimo do país em causa. No presente, Dinamarca, Itália, Chipre, Áustria, Finlândia e Suécia são os únicos países da União Europeia sem salário mínimo nacional.

Violeta Bulc considera, porém, que ainda é prematuro estabelecer como se regularão os salários dos motoristas, incluindo qual o tempo mínimo de permanência num país para terem de receber o salário mínimo profissional aí fixado.

Em Maio do ano passado, a Comissão Europeia iniciou um procedimento legal contra a Alemanha por obrigar as empresas estrangeiras a pagarem aos seus motoristas o salário mínimo alemão, de 8,5 euros por hora, mesmo que os profissionais estejam no país apenas de passagem.

Não obstante, em Março último a CE propôs novas medidas para alterar a forma como são remunerados os motoristas quando são enviados para trabalharem em outros países comunitários.

A comissária dos Transportes já sugeriu que os controlos rodoviários, em que os camiões são inspecionados por questões relacionadas com segurança ou licenças, também sejam usados para assegurar que os motoristas cumprem as regras de cabotagem.

Fonte: Transportes & Negócios

error: Conteúdo protegido !!